quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ciúmes entre irmãos

Quem já não viveu ou conhece alguém que tenha vivido uma situação assim? A chegada de um novo membro muda as relações já estabelecidas e isso causa insegurança nos pequenos (e não tão pequenos também). Por isso, o ideal é fazer a criança participar de todos os momentos, desde a concepção da idéia de ter um outro filho. Pode-se fazer isso perguntando se ele gostaria de ter um irmão, se prefere menino ou menina, mostrando as vantagens agora e no futuro. Cada um vai achar o seu jeito, mas o importante é não excluir e não comparar.
Abaixo segue um trecho de um ótimo livro sobre o tema: Criando crianças - da concepção aos 6 anos - Pereira, Denise Zimpek/Miura, Ernani.
Enjoy it!!

“O ciúme é um sentimento saudável e normal e decorre do fato de que as crianças amam. As crianças saudáveis dizem que sentem ciúmes, o que pode ajudá-las a superar a situação, no entanto, nem todas conseguem verbalizar os seus sentimentos.
É muito comum o ciúme surgir em relação a um novo bebê que chega na família e exige atenções constantes da mãe.
Qualquer ameaça de perda de propriedade pode gerar aflição numa criança, pois perturba a sua segurança. Ela tenta de todas as maneiras recuperar a posição perdida, regredindo com atitudes de bebê que já havia superado, passando a exigir mais atenção do que antes.
O ciúme pode não se manifestar em algumas crianças. É o caso das que somaram tantas lembranças de satisfação que podem ser capazes de privar-se um pouco de tudo isso a favor de um irmão menor. O ciúme, quando é bem manejado pelos pais, faz com que a criança sinta que continua sendo amada e recebendo a mesma atenção.
Contar ao filho primogênito sobre a espera de um novo bebê é fundamental para a preparação da chegada do irmão. Inconscientemente, ele sabe, antes do assunto ser explícito na casa. Às vezes, quando a criança não tem ambiente para poder expressar o seu ciúme em relação a um novo irmão, no momento adequado, poderá apresentar alguma doença somática ou mesmo experimentar esse sentimento no decorrer de sua vida, em função da dificuldade que teve para elaborá-lo na infância.
A notícia de um novo irmão poderá, também, representar que ela não foi boa o suficiente para satisfazer os pais. De qualquer maneira, é muito importante contar ao primogênito sobre esse fato, mesmo que lhe seja difícil aceitar.” CONTINUAREI NO TEMA NUM PRÓXIMO POST
 

3 comentários:

  1. OLÁ kATIA,
    Vim conhecer o seu cantinho e fiquei encantada. Vim através do artesanato em rede.Virei mais vezes e a convido para conhecer meu cantinho.
    http://noveloscoloridos.blogspot.com
    Espero sua visita. Como faço para ser sua seguidora.
    bj e sorte sempre

    ResponderExcluir
  2. Kátia,
    Sou eu novamente....Já sou sua seguidora. Achei o local.
    bj

    ResponderExcluir
  3. O resultado da promoção do ví por aí saiu...
    E vc não vai acreditar na surpresa...
    Não deixe de conferir pois a vencedora é???
    é????????
    é????????
    Haahahahahahah
    Corre p/ conferir...
    Te aguardo!!!
    Bjkas da Jô

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários aqui. A troca de idéias é o grande objetivo das postagens. obrigadíssima pela visita.